Powered By Blogger

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Happy Valentine's Day!!!

"Love is a temple, 
love a higher law..."
(U2)

Diferente do Dia dos Namorados, o Valentine's Day - comemorado principalmente no Hemisfério Norte - é o dia da celebração do Sentimento Amor, em todas as suas vertentes...
É uma  homenagem à São Valentim; Um padre Romano que lutou contra as ordens do então  imperador, Claudius II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.
(Eu sinceramente até concordo com ele... coração apaixonado é bobo... alvo fácil, préviamente flechado...) 
Mas, voltando ao padre Valentim... Além de continuar celebrando casamentos, ele se casou secretamente, apesar da proibição do imperador. 
A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte.
Enquanto estava preso, muitos jovens davam flores e bilhetes dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor.
Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão.
Antes de partir, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.
Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de fevereiro - é tida então como dia de São Valentim.
O dia é hoje muito associado com a troca de recados de amor em forma de objetos simbólicos, cartões e presentes.
O legal, é que diferente do Dia dos Namorados, comemorado no Brasil em 12 junho, no Dia de São Valentim as pessoas (principalemente as crianças) expressam este sentimento aos pais, amigos, irmãos, professores, enfim, à todos que amam.
O dia de São Valentim era até há algumas décadas uma festa comemorada principalmente em países anglo-saxões, mas ao longo do século XX o hábito estendeu-se a muitos outros países.
Bonitinho, né?!
Então, ao invés de discorrer, surtar ou questionar o amor, que tal simplesmente homenageá-lo, no dia do mais lindo dos sentimentos existentes???
Eis a música que compila minhas favoritas odes ao amor: Carta de Paulo aos Coríntios 13 e  Luis Vaz de Camões... Na voz do inesquecível Renato Russo...
Afinal, mesmo com todas as suas dores...  não há quem não tenha sido feito para amar...



* Trilha sonora: 
Monte Castelo ...